Acampamento do dia 03/12 e 04/12/2016 - MundoTec
Acampamento de fim de Ano do Grupo Escoteiro Dom Bosco 122º/SP - Campinas
Tema: MundoTec (Mundo Tecnológico)Localidade: CTI Renato Archer
03 de Dezembro de 2016
Com ponto de encontro no local do acampamento assim que chegamos foi momento de descarregar e começar a montar o campo. As nossas barracas ficaram em uma extremidade do campo de futebol, em uma área ligeiramente mais elevada. De início ficamos com somente uma patrulha sênior, por terem poucos membros, a patrulha Abrolhos.
A divisão por tradicionais patrulhões foi feita previamente pela chefia, onde cada um com uma peça de quebra-cabeça (de cores específicas para cada patrulha) encontravam o dono da peça e a entregavam, e esse com sua peça em mãos se dirigia aos demais membros de sua patrulha para montar o quebra cabeça.
Os patrulhões tinham nome de objetos tecnológicos, televisão, rádio, telefone, etc. E como primeira carta prego deveríamos escolher o nome da patrulha (sendo relacionado com o objeto), além de grito e confecção da bandeirola.
As bases foram interrompidas por um tempo devido as chuvas intensas que se aproximavam, sendo que o vento estava muito forte e os mateiras estavam levantando voo. Ajudamos a chefia a recolher os materiais a tempo da chuva, inclusive recolhemos as bandeiras. Passada a chuva retomamos com as bases remanejadas de forma ficar mais próximas do abrigo coberto, caso necessário uma segunda retirada.
As bases continuaram, e dentre elas estavam atividades interativas, como por exemplo, montar um circuito de canos para transferir a água de um local a outro, o manejamento de um "robô" construído pelo Chefe Berto da Tropa Escoteira, e dentre outras bases.
Mais para o fim da tarde, próximo ao horário do jantar a chuva retornou. Estávamos em fila para o banho, contudo algumas barracas estavam soltando os estirantes e haviam lobinhos dentro de algumas. A chefia da alcatéia que estava mais perto e alguns membros da nossa Tropa Sênior foram ajudar. Recolocamos os estirantes das barracas da alcatéia e da Tropa Escoteira, e certificamos que as nossas coisas estavam normais e sem molhar. E ainda levamos alguns lobinhos com capas de chuva no colo até o cimentado, onde prosseguiram até a zona coberta.
Após o ocorrido terminou-se o tempo de banho e deu-se início ao Jantar, seguida pela festa. Participamos de um jogo noturno onde o acampamento foi dividido em 2 exércitos, azul e vermelho, onde todos receberam um cartão com uma patente militar e um número que crescia de acordo com a patente, e no Jogo os números maiores matavam os menores, indo de 0 a 9, e o número 9 poderia ser morto pelo 0, o objetivo era matar a maior patente (número 9) do exército adversário. E ao invés do tradicional fogo de conselho tivemos uma Lamparada em local coberto, para evitar riscos de chuvas.
04 de Dezembro de 2016
No dia seguinte tivemos algumas atividades voltadas a comunicação, como desvendar um enigma criptografado, seria como uma caça ao tesouro, onde a criptografia era a rotação das letras do alfabeto, onde por exemplo onde se lê "A" na realidade, ao se descriptografar seria "R", por exemplo. E tivemos mais algumas bases, seguindo a mesma direção.
Neste dia um pouco mais cedo tivemos um alongamento e o culto onde distribuímos flores como forma de pedidos de desculpas, e em nossas memórias lembramos do acidente do time de futebol de Chapecó.
Tivemos também algumas rodas de músicas diferentes, coordenada pela chefia principalmente da Tropa Escoteira.
O dia se encerrou com a revelação dos 3 primeiros lugares nos acampamentos, onde a patrulha "Ondas de calor" levou o grande prêmio.
Comentários
Postar um comentário