Jornada de Travessia - 08 e 09/10/2016
Relatório da Jornada
Dupla: Lukas Palermo Lopes e João Pedro N. Furlan (Dupla
núm. 12)
Tropa Sênior Excalibur – Grupo Escoteiro Dom Bosco 122º/SP
Ponto de Partida: Estação Anhumas – Campinas/SP
08/10/2016
A jornada contou com a participação das duas tropas, Tropa
Escoteira Phenix de Sedna e Tropa Sênior Excalibur, ambas do Grupo Escoteiro
Dom Bosco, com seu início na excursão a Maria Fumaça, com ponto de partida da
Estação de Anhumas, e destino a Estação de Tanquinho.
Antes do embarque obtivemos valiosos conhecimentos
históricos e de funcionamento da Maria Fumaça e do transporte ferroviário, bem
como uma demonstração do seu apito, e logicamente do seu vapor.
Fomos divididos em carros de passageiros com os outros
grupos de visitantes, onde nos coube o carro de número 07. As duas tropas
acomodaram-se no carro e iniciamos nossa viagem histórica pela cidade, passando
por fazendas de renomados nomes, pela Estação Pedro Américo, bem como outras
propriedades particulares. Tudo isso enquanto o guia passava nos carros expondo
informações sobre o local que passávamos.
A viagem de trem foi curta, mas muito bem animada, com
algumas músicas escoteiras, e também com a presença de uma banda que tocou
sinfonias e cantou a ritmos do sertanejo típico do interior paulista, dentre
suas músicas o “baião dos escoteiros” em homenagem a nossa presença na excursão
de hoje.
Chegando a Estação de Tanquinho começamos uma inspeção de
Gilwell, pesando nossas mochilas e vendo o que precisava ser retirado para se
adequar a proporcionalidade do nosso peso, ou seja, a mochila idealmente
deveria corresponder a 10% do nosso peso corporal.
Com as duplas formadas e mochilas corrigidas recebemos os
kits de comida e cozinha. De comida recebemos arroz, seleta de legumes,
calabresa, bacon, 4 pacotes de miojo, leite e achocolatado em pó, farinha. E
para cozinhar 3 espeques e 3 espiriteiras. Nossa dupla de almoço preparou o arroz com
seleta de legumes.
Após o almoço foi momento de preparação para começar a
jornada de fato. Cada dupla recebeu um rádio para comunicação de emergência com
a chefia, e uma carta prego. Na carta prego as orientações diziam,
resumidamente, que devíamos contar os passos duplos, quantas torres de caixa
d’água e de celular tinham pelo caminho, e ainda tirar fotos das flores que
víssemos.
A jornada se dividiu em duas grandes equipes: Pista/Trilha e
Rumo/Travessia/Sênior, onde os escoteiros foram separados pelos distintivos de
progressão. A primeira equipe que iniciou a jornada foram os Pista/Trilha.
Fomos a primeira dupla a iniciar a jornada da segunda equipe,
saindo por volta das 14 horas. Ao longo do caminho revezamos as funções para
não ficar exaustivo, dentre as funções pode-se entender por contar os passos, e
anotar/tirar foto dos itens em carta prego mencionados.
A jornada percorreu estradas de terra, asfalto, pedrinhas,
passando do lado de fazendas, condomínios, diversos tipos de vegetação, de
forma que possibilitou a ir mesclando o meio rural ao urbano, como se
estivéssemos em uma cidade diferente a cada parte de terra, ou de asfalto.
O caminho foi bem sinuoso nos trechos de terra, com algumas
várias curvas no asfalto também, mas os sinais de pista encontravam-se bem
visíveis possibilitando uma movimentação tranquila ao longo do caminho, sem
preocupações.
No meio do percurso paramos de contar os passos, mais
especificamente no Ponto de Controle 01. Onde também tivemos que realizar o
desenho de quadrícula de uma casa de um condomínio que pode ser vista atrás do
muro do mesmo, e foi onde também recuperamos a energia com descanso de 20
minutos com alguns copos de refrigerante a disposição.
Até o Ponto de controle foram percorridos 1400 passos duplos
do João, mais 1900 passos duplos meus. Convertendo respectivamente as medidas de
1,25 m e 1,75 m, temos um aproximado de 4.916,67 metros, ou seja,
aproximadamente 4,9 km.
No Ponto de controle, e até mesmo ao chegar perto do mesmo,
alcançamos as últimas duplas da equipe de Pista/Trilha. Ultrapassando-as mais a
frente do percurso, que se prolongou até a Estação Pedro Américo, mas dessa vez
sem contar os passos.
No meio do trajeto tivemos uma tarefa, media a altura de uma
torre de energia. Aderimos ao método de contar quantas vezes a altura da pessoa
corresponde a altura do objeto, ou seja, o método e Unidade. Calculando por fim
uma altura aproximada a 18 metros.
O trajeto continuou similar, mas dessa vez foi composto por
mais diferenças de terreno, subidas e declives. E próximo a estação passamos
por baixo da linha do trem, sob uma ponte. Ao longo de todo o caminho, desde a
estação de Tanquinho avistamos ao todo 7 torres de celular e 4 caixas d’água. Chegamos
ao destino por entorno de 17 horas.
Na Estação Pedro Américo, esperamos todos chegarem, e a
equipe de Pista/Trilha foi embora para suas casas e permanecemos somente a
outra equipe, ou seja, Rumo/Travessia/Sênior. Onde montamos os abrigos, tomamos
banho, fizemos o jantar e fogo de conselho.
No Jantar escolhemos fazer o miojo, mas usamos somente 2
pacotes. E depois de arrumar tudo, partimos para o fogo de conselho. E neste
tivemos como tema a reflexão da jornada em si, as dificuldades, coisas que
aprendemos, dentre outros aspectos.
Ao final do fogo tivemos uma assembleia de tropa e corte de
honra, improvisadas para introdução dos temas a serem tratados posteriormente
em reuniões oficiais. Onde adiantamos temas como livro de tradições da Tropa,
Presidente de corte de Honra e outros tópicos.
Fomos dormir com os turnos de ronda já divididos. Ficamos
com o último turno, das 4 horas da manhã. Alguns dormiram bem, outro nem tanto,
mas de certa forma todos estavam dispostos no segundo dia.
09/10/2016
Preparamos um café da manhã que incluía o leite com
achocolatado e pão de caçador com calabresa e bacon. Alguns incidentes
ocorreram, como um cachorro que roubou nosso bacon, e alguns pães de outras
duplas que ficaram em pontos errados, mas com ajuda mútua trocamos farinha e
carnes para todos ficarem o mais igual dentro do possível. Tudo isso numa rápida instrução de como fazer
o pão de caçador, feita por nós mesmos enquanto cozinhávamos.
Depois do café da manhã nos direcionamos ao culto, que teve
como tema “Deus na minha jornada”, mas com foco um pouco flexível no seu
desenrolar que foi semelhante ao tema do fogo de conselho fazendo-nos refletir
sobre a jornada como um todo.
Tudo organizado, saímos para a segunda parte da nossa
jornada, com destino a Rodovia Dom Pedro, próximo ao Shopping Galleria e
estação Anhumas. Nessa primeira parte do percurso do dia 09/10 fizemos o
Percurso de Gilwell, ou seja, marcamos o caminho percorrido com azimutes, para
fazermos o mapa posteriormente (anexado a esse relatório). Como Engenheiro de
medição fiquei eu mesmo, Lukas Palermo, e como “Homem passo” ficou João Pedro.
Fizemos um total de marcação com 12 pontos, mais o ponto
zero que foi a Estação Pedro Américo. O percurso se diferenciou do anterior
pois foi difícil e cansativo em termos de subidas e descidas, sendo em suma
maioria por estrada de terra, e lenta por conta da aferição dos azimutes.
Saímos ponto zero as 9:30, com finalização no 12º ponto às 10:29.
Mesmo parando de marcar os azimutes na metade do percurso,
continuamos a contar os passos até o final do trajeto. Algumas características
do trajeto desse dia foi que avistamos um Lago e mais campos de pasto com
grandes extensões.
Após o 12º ponto tivemos uma parada para descansar
rapidamente, com água e refrigerante. Mas não ficamos muito tempo e
prosseguimos o caminho. Passando por mais campos, e também por um bambuzal,
indicando já o fim da caminhada, onde avistamos um Tucano.
Chegamos ao final da estrada de terra, que desemboca na
Rodovia Dom Pedro. Procuramos o sinal de pista de fim de trilha, mas não
achamos, pois não fora marcado, mas mesmo assim finalizamos a contagem dos
passos, que foi sendo alternada depois de parar de marcar os azimutes. Desse
modo acabamos nossa jornada.
Totalizamos 1939 passos no percurso de Gilwell, que
convertidos geram 2.423,75 metros, somando com mais 2300 passos do resto do
percurso do dia 09/10, que convertidos geram 3.833,33 metros, totalizando assim
por fim 6.257,08 metros, ou seja, aproximadamente 6,25 km.
Relatório individual da Jornada escrito por Lukas Palermo.
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